GAME OF THRONES S06XE05 The Door

A porta foi fechada e nunca foi tão triste.

O que falar desse episódio que mesmo vazado não fez ninguém se atrever a lançar um spoiler porque estavam todos traumatizados demais? Em termos técnicos achei o episódio corrido, mas necessário tendo em vista o passo acelerado da série e já estarmos no meio da temporada. Bom, a partir daqui, spoilers.

A Porta inicia novamente na Muralha, não mais com Jon e sim Sansa. O decorrer da cena com Petyr Baelish (que se desloca de uma ponta a outra de Westeros de uma forma magistral) foi incrível! Foi tão boa que assisti duas vezes. Ver Sansa questioná-lo sobre tudo que lhe aconteceu e pela primeira vez (pelo menos que eu lembre) vê-lo desconcertado foi olha, regozijante. Sansa não só confrontou, mas afirmou que retomará o Norte e ainda o questionou sobre ainda permanecer vivo. Besha, a senhora é fatality mesmo. Mindinho sendo Mindinho a deixa com uma pulga atrás da orelha sobre de quem é o exército que lutará contra os Bolton, entretanto, antes disso afirma que Brynden Tully retomou Correrrio e pode lhe ajudar a reconquistar o Norte. Até aí eu achei que foi um ato de arrependimento dele, mas estamos falando de Midinho então, não pode se achar nada de concreto.

got605-rgrb000_0.jpg

Em Braavos vimos uma atenção especial da série com o Núcleo da Arya – já estava mais do que na hora mesmo. Ela continua seus treinamentos em combate mas recebe uma missão, matar uma atriz de teatro. Vi muita gente reclamado das cenas do teatro serem longas, eu achei que foi necessário porque até mostrar Ned Stark, Arya estava se divertindo e após ser encenado a morte do Lorde Stark, em meio a risos e comicidade, ela percebeu como parte do mundo enxerga sua família. As cenas de Sansa na peça também foram importantes, eu mesma não lembro de Arya saber de seu casamento com Tyrion. Foi bom ver Arya questionando sobre o motivo do assassinato, querendo saber informações. Ela não é uma sanguinária, matou por necessidade e vê-la demonstrando interesse remete ao “código de honra do ninguém” que ela precisará seguir – esperamos que não siga.

got605-00dgbs.jpg

A esta altura já sabemos a sequência de cenas empolgantes e tristes envolvendo Bran, mas a série dividiu em 3 partes e seguiremos a esta sequência aqui. Fica a reflexão: precisava acontecer tudo isso no mesmo episódio? Sei que está tudo corrido e como disse antes, já estamos na metade da temporada, mas eu senti tudo tão apressado que algumas coisas ficarão mal explicadas, aos poucos vou falando disso também. Bom, temos uma visão de Bran e o Corvo de 3 olhos diante das Crianças da Floresta, estas se reúnem e decidem criar, o primeiro White Walker – Caminhante Branco, para deter o desmatamento da Floresta Sagrada, possivelmente nos tempos dos primeiros homens que desbravaram as terras e construíram a Muralha. Percebem o quanto é de tirar o fôlego? Agora podemos imaginar todas as teorias possíveis envolvendo tudo: por que os caminhantes voltaram-se contra as crianças da floresta? Por que era tão importante Bran saber disto uma vez que suas regressões sempre giravam em torno da casa Stark? São tantas questions que minha cabeça vai explodir.

Enfim, em Pyke, acontece a Assembleia dos Homens Livres, ou pra quem sabe dos paranauês dos livros, a Kingsmoot. Os atores estavam, sensacionais, ficou claro o motivo de Theon apoiar a irmã na sucessão da coroa. Como já era o esperado, a decisão ficou entre Yara e Euron, e por falta de pênis, Yara perde. Eu não entendi porque Yara e Theon foge daquele jeito com seus navios, será que eles irão encontrar Dany e ser a saída dela de Meeren já que sua frota foi queimada pelos Filhos da Harpia em The Red Woman? Veremos.

capture-20160529-210210.png

Dany encontra Jorah que após revelar a escamagris é ordenado encontrar a cura. E eu fiquei tipo, Dany, miga, a senhora é destruidora mesmo, sabe da impossibilidade de encontrar a cura e ordena ele procurá-la mesmo assim? Eu achei meio: HAN? Mas foi isso, o final da cena vemos ela cavalgando com seu Khalasar, a caminho de Meeren, eu espero. Ver Dany, novamente com um khalasar (sim, quando Drogo morreu ela considerou os dothrakis que lhe juraram lealdade como seu khalasar) me faz pensar o quão será diferente desta vez, agora seus dragões estão crescidos, ela têm experiência e Tyrion está com ela. Só lhe faltam barcos, vamos torcer para Yara ser a sua resposta!

Sobre Meeren: a sacerdotisa vermelha é o poder! Mas antes, vamos falar de como Tyrion conseguiu trazer “segurança” a cidade com seus 7 anos de limite para escravidão e mesmo assim, ele precisa de um mártir, que tudo gira em torno da chegada da sacerdotisa.  A sua chegada foi bem repentina, e como a série anda bem apressadinha, não sei se iremos ter uma explicação dela estar na cidade, entretanto, sua fala sobre “os dragões purificarão milhares de não-crentes, queimando seus pecados e corpos” nos leva crer que a mesma gostaria de promover sua religião na região. Contudo, vemos Tyrion rebater, afirmando não ser bom queimar os não-crentes pois a Mão de dragões  tem seguidores de diferentes fés. Isso me lembra a inquisição, Melisandre, Cersei, Alto Pardal e todas as tretas que rolaram na série e ao longo da História girando em torno de Profecias, e sobre profecias, vemos Kinvara (a sacerdotisa) afirmar que Daenerys é a prometida, “Do fogo ela renasceu para refazer o mundo”. Essa profecia foi revelada à Stannis, a quem Varys, bem lembrou ter tido um fim. Varys inclusive, passou por um momento, talvez único na série: se deixou abater por alguém saber mais do que ele ou muito sobre ele. Kinvara revelou detalhes do seu passado e olha, se ela conseguiu deixar Varys chupando dedo, eu que não irei brincar com ela! Voltando, ela afirmou ser Dany a “enviada para liderar o povo contra a escuridão[…]”, desta forma, colocando a Mãe dos Dragões como candidata a ser o Azor Ahai junto com Snow profetizado por Melisandre.

got605-00141ds.jpg

Voltamos para Bran e ele, por teimosia, curiosidade, vontade de fazer besteira (?) decide usar a sua visão sozinho e encontra o Rei da Noite, que o toca e deixa sua marca no garoto Stark. Assim que Bran sai da visão e revela o acontecido, o Corvo alerta sobre a chegada dos Caminhantes Brancos, pois eles sabem da sua localização. Como o Rei da Noite viu Bran na visão? Só R’hllor sabe.
Meera sabe que o perigo está chegando, e se prepara, ela deve ter lembrado da criança da floresta ter lhe dito sobre a necessidade dela na vida de Bran. De qualquer forma, foi interessante Bran saber que chegou o momento de virar o Corvo de 3 olhos, mesmo não estando pronto. No final da Cena ele entra, pelo o que parece, em um estado de visão, mesmo sem, aparentemente, estar tocando a árvore do Corvo (guarda essa informação).

Voltando a Muralha, Sansa, Davos, Brienne, Jon, Tormund e Edd se reúnem e refletem sobre  a possível ajuda que podem ter das demais casas do Norte. Nomes conhecidos como Karstark e Umber são citadas. Foi legal ver Davos e Sansa discutindo sobre a invasão, mesmo Davos sabendo muito mais de guerra do que Sansa, ela fala de igual para igual enquanto Jon permanece refletindo. Não gostei de Sansa ter mentindo pra Jon sobre a informação dos Tully reagrupados, gostei menos ainda dela se separar de Brienne, fazendo a sua proteção ir buscar ajuda em Correrrio. A informação foi dada por Mindinho, em quem não se deve confiar e Sansa sabe disso. Me cheira muito mais a uma armadilha para Brienne, que uma vez morta e Snow também, Sansa ficaria completamente desprotegida e com mais raiva de Mindinho. Vamos esperar pelo o melhor – mas é Game Of Thrones… Sansa sabe dos perigos das pessoas que lhe cercam, mesmo “juradas” à Snow que deixa a Muralha e Edd ficou meio sem saber o que fazer, agora, como Senhor Comandante. Vamos esperar as próximas cenas, mas tudo indica que a guerra começará e culminará naquele famoso episódio 9.

got605-00d0dgs.jpg

O episódio volta, mais uma vez, para Bran. Em sua cena anterior, ele entra num possível estado de visão, agora, sabemos que o cenário é Winterfell do passado. As coisas começam acontecer bem rápido a partir de agora – o que me faz pensar, precisava mesmo ser tudo no mesmo episódio?

Enquanto Meera se prepara com Hodor para enfim, saírem da caverna, ela percebe que os Caminhantes Brancos estão chegando. O Rei da Noite e mais outros que obviamente são mais fortes, conseguem ultrapassar a barreira de fogo que as crianças da floresta formaram e com isso, entram na caverna. Os demais caminhantes precisam contornar o fogo e a árvore coração, isso dá um “tempo” a Meera, que sozinha, precisa mover Bran que está na visão, pois Hodor está completamente aterrorizado. Bran é colocado em uma espécie de trenó e continua na visão mesmo não tocando a árvore coração. A visão mostra a despedida de Ned, ainda criança, indo para o Ninho da Águia. Richard Stark, avô de Bran, dando conselhos ao filho, o que pode ser os últimos, vemos também Brandon, irmão de Ned e Willys, o Hodor criança. Meera está lutando contra alguns caminhantes que entraram na caverna (esses ainda são os “mais fracos”), e clama para Bran acordar pedindo para ele utilizar a técnica de warg em Hodor (o que aconteceu em temporadas passadas). Quando Meera diz “Todos morreremos”, Bran escuta e seguindo o Corvo de 3 olhos “escute sua amiga”, sem sair da visão, controla o Hodor do presente (que está na caverna). Hodor ajuda Meera – que mata um dos caminhantes brancos “fortes” – e tenta sair da caverna o mais rápido possível, deixando Verão para trás. Sim, tudo indica que outro Lobo gigante morreu.

– Pausa dramática: PELO AMOR DE QUEM VOCÊS QUISEREM, PAREM DE MATAR OS LOBOS!

Ainda fora da visão, o Rei da Noite encontra o Corvo de 3 olhos e o mata, isso nos dá margem para pensarmos o óbvio: ele sabia do fim das coisas, ou seja, sabia de sua morte.
As crianças da floresta acreditavam mesmo em Bran e sacrificaram-se por isso. Meera, Hodor e Bran fogem dos Caminhantes e se deparam com uma porta, Hodor consegue abri-la, todos passam e os gritos de Meera de “segure a porta” em inglês “Hold the Door”, ecoou para dentro da visão, e Willys, cai no chão do Passado de Winterfell e grita “Hold the Door”. Em meio a tantos espasmos (que na verdade não são espasmos, parecem representar os movimentos de Hodor no presente tentando segurar a porta), o garoto Willys grita Hold the door rapidamente. Hold the door, holdthe door, hold door, holdoor, hodor…

98870892-young-hodor-large_trans++-vc9zZQdCQbz6zmclXDeAbVaPWbi5A4PlmVKVUpz9HA.jpg

E assim é explicado (de forma rápida, dramática e triste) um dos maiores mistérios da série: o cérebro de Hodor foi afetado por uma das vezes que Bran utilizou sua habilidade warg no passado para uma situação no futuro. Ficou meio vazia a explicação, Willys foi afetado porque Bran estava perto dele no passado e tentou “wargar” o Hodor no futuro e por isso deu a treta? Não sei meeeesmo.
Enquanto isso, Hodor do presente segura a porta e é assassinado pelo caminhantes brancos. Sim, mais uma vez  – e no mesmo episódio – Hodor se sacrifica para salvar Bran. E essa foi sua função na vida já que o próprio George R.R. Martin revelou sua origem aos produtores da série.

hodor-game-of-thrones--1024x576

Preciso revelar que mesmo com Ned, o casamento Vermelho, Oberyn (eu não sabia mesmo da morte dele), eu nunca havia chorado assistindo GOT. Meu coração quase saia da boca, mas nenhuma lágrima. Com Hold The D0or não, chorei de soluçar e até agora, não estou sabendo lidar.

O episódio foi legal, empolgante e soube conduzir bem os núcleos (já comentei sobre tudo acontecer no mesmo episódio), não ter mostrado Porto Real foi uma sacada boa para dar continuidade ao ritmo apressado da série nesta temporada. Eu não tinha ideia de como seria o ep05 tendo em vista o desfecho do 04 com Dany botando fogo em tudo. Foi um desfecho épico, com certeza um dos melhores da saga. Não sei como me despedir de Hodor… Obrigada, velho amigo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s