Para saber e ver direitinho: Algumas Referências de Stranger Things

A nova série queridinha da Netflix já deu muito no que falar. Com um suspense leve para os fãs do gênero (eu não sou e olha, quase desisto), um roteiro envolvente e personagens que despertam um apego imenso, Stranger Things conta com apenas 8 episódios que logo acabam se você for desses de maratonar.
Ambientada nos anos 80, a série traz cena de filmes que marcaram época, de Aliens até O Iluminado. Se você considerar um spoiler ver as referências na série sem saber o filme, trazemos uma lista dos longas. Mas, se você quiser conferir os originais ao lado da obra da Netflix, trouxemos um vídeo do usuário do Vimeo Ulysses Thevenon com uma compilação surreal de cada referência.

A referência começa pela fonte da Série. Se você é um fã do escritor Stephen King, vai perceber a semelhança. Stranger Things possui a mesma fonte da obra Needful Things, em português Trocas Macabras. Apesar de ter sido lançada em 1991, a fonte foi muito utilizada em livros e filmes dos anos 80.

stranger-things-banner-vert.jpgTROCAS_MACABRAS_1374372762B-vert.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra referência a década de 80 foi a escolha dos atores Winona Ryder e Matthew Modine. Eles contracenaram juntos em muitos longas como Gross Anatomy (Um médico diferente) e Heathers (Atração Mortal). Só de vê-los juntos com a harmonização da série já interessa os amantes do cinema desse tempo.

Demogorgon e o Vale das Sombras ou o Mundo Invertido

Quem já ouviu falar de Role-Playing Game – RPG, certamente sabe o que é o Dungeons & Dragons. D&D é um RPG de Fantasia Medieval lançado em 1974 e é considerado o pai do RPG Moderno. Na primeira cena da série podemos ver Dustin, Lucas, Mike e Wil jogando D&D (o que me animou bastante). O Vale das Sombras, que é o Mundo Invertido na série, segundo Dustin, “É uma dimensão que é um reflexo escuro ou um eco do nosso mundo. Ele está bem debaixo dos seus olhos, mas você não o vê”. Como esse post é sem spoilers, não iremos nos prolongar no assunto, mas o vale é um cenário do RPG que equivale a um mundo invertido na série e faz parte da teoria que existem vários mundos como o nosso, O Professor Clarke, de ciências das crianças na série oferece uma explicação usando um equilibrista e uma pulga numa corda bamba, que você pode ler com mais detalhes físicos aqui.
O Demogorgon, a criatura da série, possui traços da criatura do filme o Alien e Predador. Há também características com os traços de H.R. Giger, Guillermo del Toro, Clive Barker

images-horz.jpg
O Alien e Predador

A Floresta das Trevas e Radagast – O Hobbit
A Floresta das Trevas (Mirkwood) é bastante citada na série pois lá rolam vários acontecimentos. Em um determinado momento, quando as crianças são questionadas do porque do nome, há um embate sobre sua origem, se seria no O Hobbit ou O Senhor dos anéis, acerta quem disser que é no O Hobbit. Outra referência às obras de Tolkien é a senha do Castelo Bryes: Radagast. Quem já leu o livro ou viu os filmes sabe que Radagast ou o Castanho, é outro personagem da vasta obra do escritor.

Tubarão
Assim como no filme, o Demogorgon, a criatura de Stranger Things, é atraída por sangue. Em uma das referências diretas, uma gota de sangue de Barbara cai na piscina, se dissipando, e depois de alguns segundos, a adolescente é atacada.

Evil Dead – Uma Noite Alucinante
Uma Noite alucinante é um clássico do terror dos anos 80 e seu poster está no quarto de Jonathan. Ele fica em destaque por ser “inapropriado” e é pedido para ser retirado pelo pai do jovem.

Poltergeist

Joyce, a personagem de Winona Ryder leva o filho, Wil, para uma sessão do filme que está em cartaz no cinema da cidade. Assim como em Poltergeist e também em o Predador, a criatura de Stranger Things emite um som parecido com um chiado antes de atacar suas vítimas. Outra referência é que na série há uma comunicação entre Joyce e o filho desaparecido por luzes, como em Poltergeist com Carol Anne e as luzes penduradas nas paredes.

O Enigma de Outro Mundo

O filme de John Carpenter pode ser considerado pra muitos um pouco – ou muito ou quase nada – paranoico. Seu poster está na casa de Mike e quando as crianças ligam para seu professor de ciências da escola perguntando como se constrói um tanque de privação sensorial às dez e tanta da noite, é esse o filme que o professor está assistindo.

X-MEN nº134
O quadrinho em específico é mencionado no primeiro episódio da série em uma aposta entre Dustin e Wil. O motivo de ser esse número em específico é que apresenta, nada mais, nada menos do que a primeira aparição da Fênix Negra e seus poderes. Numa clara referência a saga de Eleven que vai descobrindo e aprimorando seus poderes ao longo da trama.

legiao_ZYq_LMmXdAkK5RVwbrDBGIlWpHtoQvxzTaO3ySNhPC.jpg

Stephen King
A personagem Eleven, uma das protagonistas da série tem habilidades parecidas com Carrie e Charlie McGee, a personagem de Drew Barrimore em Chamas da Vingança. Com Carrie a semelhança é a telecinese e com Charlie é a fuga do governo que quer estudar seus poderes.
Em uma das cenas na delegacia, um policial está lendo Cão Raivoso, de King.

Ouija

Se você for um fã de filmes de terror irá saber do que estou falando. Ouija é um dos tabuleiros mais famosos do gênero. Na série ele ganha uma forma mais ampliada e original.

5436270.jpg-r_x_600-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg

Dan O’Bannon
Um dos policiais citados na série se chama O’Bannon, para quem não sabe, Dan O’Bannon é considerado uma lenda na ficção científica por ter escrito roteiro original do Filme Alien.

Star Wars
“Ready are you, what knows you of ready?”
Quem sabe as falas de cor de Star Wars descobriu na hora o que Mike diz pra Eleven assim que chegam em sua casa. Essa frase é o que Yoda fala pra Luke quando ele decide sair de Dagobah com treinamento incompleto pra salvar seus companheiros. Além da frase, Mike oferece uma action figure do Yoda pra El brincar.
Em outra cena de referência, Dustin pega uma réplica de brinquedo da Millennium  Falcon e pede para Eleven levita-la com seus poderes, o que ela só faz quando está sozinha. E os garotos sempre referenciam as ações de Lando Calrissian durante os momentos mais engraçados e trágicos.

yoda.jpg

E.T. – O Extraterrestre

Talvez, E.T. seja a maior referência em Stranger Things.
Eleven protagoniza muitas cenas como E.T., uma delas é que ambos conhecem o mundo através da TV. As cenas com a lata de Coca-Cola e desenhos animados estão lá. Eleven também se disfarça como uma menina, assim como ET.
A cena clássica da perseguição pelo governo aos garotos e companheiros e companheiras foi adaptada. Enquanto E.T. levita as bicicletas, Eleven levita um carro que está em sua busca e o faz cair atrasando os “homens maus”.

et-3.w529-horz.jpg

Links de alguns filmes no IMDB:

Alien, 1979MV5BMTc1NTQ0MTUyNF5BMl5BanBnXkFtZTcwMDYzMDU2Mw@@._V1_UX182_CR0,0,182,268_AL_

The Goonies, 1985MV5BMTEyMzM3NDQyMjJeQTJeQWpwZ15BbWU4MDE4ODY0NjEx._V1_UX182_CR0,0,182,268_AL_

Firestarter, 1984

A Nightmare on Elm Street, 1984

Explorers, 1985

The Shining, 1980

Stand By Me, 1986

Carrie, 1976

Commando, 1985

Vídeo com os filmes e cenas das séries feito por Ulysses Thevenon e divulgado no VIMEO:

 

Saiba mais: 3 conceitos científicos que aprendemos em Stranger Things.

O artigo é de total responsabilidade da autora e não representa necessariamente a opinião do veículo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s