CINEMA | Estrelas Além do Tempo (Hiddens Figures)

Quantas mulheres cientistas você conhece (além de Marie Currie)?
Quantas mulheres negras cientistas você conhece?
Quantas matemáticas negras você conhece?
Antes do filme Estrelas além do tempo, você se importava em saber?

Antes da resenha do filme, as curiosidades:

Hidden Figures – The American Dream and the Untold Story of the Black Women Mathematicians Who Helped Win the Space Race, em português Figuras Escondidas – O Sonho Americano e a História não contada das Mulheres Negras Matemáticas que ajudaram a ganhar a corrida espacial, é um livro de autoria de Margot Lee Shetterly. Margot, filha de cientistas, cresceu nos piqueniques da NASA sabendo que ser mulher e negra tinha seu espaço na Ciência, infelizmente, eram poucos os que sabiam disto no complexo militar-industrial em Langley, Virgínia, local da West Aerea Computers da NACA, que se tornou NASA em 1958 com a missão DE “fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial”. Em 2014, ainda com o livro em rascunho, vendeu os direitos para Hollywood inspirando o filme.

Dorothy tornou-se chefe da West Area Computers, onde foi programadora e treinou outras mulheres a usar o FORTRAN.
Mary Jackson continuou como engenheira e na carreira acadêmica, entrando em contato com as Universidade do País, promovendo palestras sobre sua carreira e incentivando homens e mulheres negras a desejar uma carreira de cientista.
Katherine tornou-se o rosto de jornais populares e especializados negros sobre seus feitos e questionando “onde estão os negros cientistas?”. Em 2016 a NASA dedicou o edifício computacional a Katherine G. Johnson, em honra do seu trabalho inovador na corrida espacial. Aos 97 anos, recebeu a medalha Presidencial da liberdade.

As atrizes Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe, fizeram uma emocionante homenagem a Katherine Johnson na Cerimônia do Óscar de 2017. O filme Estrelas Além do Tempo concorria à 3 indicações: Melhor roteiro adaptado, Melhor atriz coadjuvante e  Melhor filme, acabou não levando nenhum, mas ganhou muitos outros prêmios, como Melhor trilha Sonora (Pharell), melhor atriz coadjuvante Octavia Spencer e Janelle Monáe, melhor atriz de cinema Taraji P. Henson e melhor filme no Satellite Award.

landscape-1488162018-hbz-katherine-johnson-index.jpg
Elenco em homenagem a Katherine Johnson na cerimônia do Óscar.

Entre o final de 2017 e início de 2018, a linha de brinquedos Lego lançará a coleção “Mulheres da NASA”, inspirada no filme Estrelas Além do Tempo.

Sobre o filme:

Quando pensamos em filmes protagonizados por Mulheres, esperamos logo que a direção e roteiro também sejam feminino. No caso de Estrelas além do Tempo ou Hidden Figure (título original), a minha decepção começou com essa não presença. A direção e roteiro de Theodore Melfi, deixa a desejar. Talvez uma mulher dirigindo, como o caso do filme solo da Mulher Maravilha, nos traria alguma novidade na narrativa.

Estrelas Além do Tempo nos leva a década de 60, em plena corrida espacial e final do que seria o “Separados mas iguais”. Focando mais na personagem Katherine G. Johnson, interpretada por Taraji P. Henson, o filme não deixa de destacar as dificuldade e alegrias de Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe).

image003.png

Irei tentar não dar muito spoiler, mas o roteiro é bem o esperado pra esse tipo de tema não-ficção. Todas encontram barreiras por serem negras em um universo dominado por brancos e mais que isso, homens. As mulheres brancas, como a personagem Kirsten Dunst, nos trazem a memória situações contemporâneas, como feminismo pra quem? e a importância do feminismo negro.

Sobre as interpretações e elenco, mesmo com todas as indicações, não nos entrega uma obra da dramaturgia, talvez, seja fruto da opção da narrativa passiva de Melfi. Eu esperava mais… Com a escolha da paleta de cores acompanhando a narrativa, fotografia e efeitos visuais para a proposta, ficaram ótimos, assim como o figurino e a maquiagem que combinaram muito com as personalidades das personagens centrais.

hidden-figures-review-ew.jpg
Cena em que o próprio John Glenn cumprimenta as cientistas.

Há quem ache o humor no filme um pouco exagerado, como nas cenas que a Katherine precisa gastar 40 minutos do seu tempo para ir de um campus a outro apenas para ir ao banheiro. Com a repetição das cenas, o filme tonaliza com humor o que não é. Mas as cenas de confraternização da igreja e em casa nos mostram a realidade das cientistas no subúrbio e todo o frisson da época em torno da viagem de John Glenn na órbita da terra.

A real aposta do filme é mesmo a representatividade e empoderamento. Estrelas Além do Tempo se une a tantos outros filmes que abordam os reais papeis importante de tantas mulheres que foram apagadas através do tempo. O não conformismo de Katherine, Dorothy e Mary em buscar seus ideais e subindo de degrau em degrau para o lugar onde se quer chegar é a melhor lição que podemos ter ao assistir o longa, lembrando de várias outras atrizes como Whoopi Goldberg e Leslie Jones que se sentiram encorajadas a seguir a carreira de atriz após ver personagens negras nas telonas. Todo um legado espacial foi construído contando com suas mentes e braços, toda uma geração marcada pela corrida especial -e após- deve um agradecimento a essas mulheres. Imaginem quantas novas astronautas, matemáticas, cientistas, programadoras, engenheiras surgirão após conhecer suas histórias?

16640968_1627294843953413_378781966439138059_n
As atrizes de Estrelas Além do tempo com suas cosplayers mirins ❤

Outra lição é de atitude, se em plena década de 60 elas conseguiram construir todo um legado, nossa geração é mais responsável ainda de continuar esses feitos. Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade machista, misógina, racista e patriarcal mas são exemplos como o de Katherine, Dorothy e Mary que nos inspirarão a lutar por nossos direitos e lugar que nos pertence na sociedade.

O artigo é de total responsabilidade da autora e não representa necessariamente a opinião do veículo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s